Friday, August 2, 2013

Banco Espirito Santo (BES) - o novo BPP ?

Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem o máximo possivel. Os dados descritos são 100% factuais e de fácil verificação.

O BES está a usar as mesmas tácticas do que o BPP
O BES está a comercializar de forma agressiva um produto Obrigacionista do próprio BES para se auto financiar fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES sem qualquer protecção!

Factos:
1) O BES está a telefonar aos clientes com Depósitos a Prazo CR7

2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140).
O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.

3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção se o BES for à falência ou se houver problemas graves.

4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:

4a) Que a Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes

4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%. O que quer dizer que se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.

4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES !!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.

4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço uma vez que tem uma baixissima liquidez.

5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento. Desta forma pode-se dizer com segurança que o seu dinheiro estará melhor na CGD, Banif ou BIC.

6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.

7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros.  Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam, maturidade é a altura em que as obrigaçoes vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital ... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)


Lembram-se do BPP ? Dos depósitos maravilha do BPP que supostamente davam 8% ?

Afinal não eram depósitos! Afinal não estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.

Só pode ser considerado acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações.

(se precisarem de se lembrar de mais episódeos lembrem-se das Obrigações Covertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).

Acções a Tomar:
1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES.
Em Depósitos a Prazo não corre risco. Em Obrigaçõesou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembra-se do Banco Privado Português) ?

2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.

3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.

4) Se tiver no seu Estrato "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depósitos? Senão era, reclame ! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal:
http://web3.cmvm.pt/SAI/criarreclamacao.cfm

5) Agora que já verificou a sua situação ajude a comunidade. O BES está transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES para seu proveito próprio.

Envie este link para o máximo número de pessoas possível.

Faça pressão e reclamações junto da CMVM e Banco de Portugal.

A protecção do seu dinheiro começa por si, tal como a segurança da sua casa.

Se leu até aqui está avisado, depois não diga que não foi avisado.

5 comments:

  1. Bem me pareceu que deveria ser fartura não pedir ajuda ao Estado ...

    ReplyDelete
  2. Acho que o bes já veio esclarecer que este texto é falso
    http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?srv=222&stp=1&id=9c82a1a1-d577-4102-870d-6d720f56d0bd&order=1&attach=No

    ReplyDelete
  3. Caro Paulo:

    1) O texto é 100% factual !
    Repito: 100% factual!
    Sabe, é que foi o próprio BES que realizou as operações existindo extractos em papel emitidos pelo próprio BES.
    O comunicado do BES NÃO iNDICOU UMA ÚNICA INEXACTIDÃO dos factos acima indicados. Apenas mencionou considerações gerais que infelizmente nos dias de hoje gozam de muito pouca credibilidade.

    2) O facto de o BES ter desmentido não quer dizer absolutamente nada. A credibilidade do BES está sustentada nos processos que decorrem no Ministério Público contra o Dr. Ricardo Salgado e o Dr. José Maria Ricciardi.

    3) Ou já esqueceu que o Dr. Ricardo Salgado teve de "corrigir" 3 vezes a sua declaração de IRS? Ou vai alegar que isto é falso ?

    4) DESAFIO PORTANTO O BES A:
    a) DESAFIO O BES A NEGAR A EXISTÊNCIA DE UM ACTIVO com o ISIN XS0782021140 e que tenha sido emitido por uma empresa do grupo BES.
    b) DESAFIO O BES A PUBLICAR a publicar o montante agregado mensal (mês a mês ) dos Saldos, Resgates e Subscrições do CR7 e do ISIN: XS0782021140. Se o BES sentiu que a matéria é suficientemente importante para vir aqui desmentir então certamente não se vai desculpar com o habitual "segredo bancário", até porque estamos a falar de dados agregados.

    5) Pena é que em vez de se ter queixado ao Ministério Público não se tenha queixado à CMVM (ou Banco de Portugal, ou os dois). Compreendo , porque nesse caso poderia ter o problema de receber uma auditoria dessas entidades, o que certamente não lhe seria favorável !

    6) Para terminar.... escrevo no dia em que o Dr. Ricardo Salgado e o Dr. José M;aria Ricciardi estão de tal forma em rota de colisão que tiveram de emitir um comunicado conjunto a dizer que está tudo bem. Quando é preciso vir dizer a público que está tudo bem....... "Em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"

    ReplyDelete
  4. Amigo António, penso que foi você e todos nós que divulgámos o seu blogue que impedimos um dos maiores roubos aos clientes de um banco na história de Portugal. Eles dizem que há um buraco de 1200 milhões nas contas luxemburguesas da EGS, precisamente o que vínhamos a alertar. Por uma vez na história de Portugal o povo não foi comido por parvo, e tudo graças à sua coragem, que quero publicamente agradecer. O facto de tudo isto ter acontecido fora dos media, que foram sempre uns vendidos, basta ver o facto de o Público, alertado à quase dois anos para esta fraude, nada ter dito e agora vir fazer notícias com os factos consumados como se fosse novidade, uma vergonha, uma vergonha e parabéns pela sua coragem, mais uma vez. Espero que ainda não seja tarde para algumas pessoas abrirem novas contas para manterem o valor por conta abaixo dos 100.000. Tem alguma informação numa forma rapida de desdobrar uma conta em várias? É que, pelo que vejo, eles estão a dificultar muito o desdobramento de contas. Pode colocar aqui alguma informação sobre abertura rápida de contas? Obrigado.

    ReplyDelete
  5. Não tendo outra sugestão para além de aconselhar as pessoas a fazer uma gestão prudencial do seu património, escolhendo criteriosamente onde e como colocam o seu capital e poupanças.

    Gostaria de saber se no entanto, devido ao comunicado do BES apresentado pelo Sr. Paulo Bettencourt em:

    http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?srv=222&stp=1&id=9c82a1a1-d577-4102-870d-6d720f56d0bd&order=1&attach=No

    Se o Ministério Público sempre acusou o BES de falsas declarações. É que se torna claro que à data de hoje que não só toda a informação neste blog era factualmente verdadeira, como o comunicado do BES configura uma prova de falsas declarações, pois prova-se agora que o GES e o BES tinham real conhecimento da forma como os investimentos eram realizados.

    Seria pois interessante o Ministério Público indicar qual o desfecho da queixa apresentada pelo BES. Isto é se o BES passou de queixoso a réu.

    ReplyDelete